1. Cenário
a. O Agrupamento 707 do CNE promove, entre os dias 14 a 17 de fevereiro de 2026,
o XXXV Acampamento Margaridas, subordinado ao tema geral “Nem tudo é
Carnaval”.
b. O tema particular desta edição é: “Os Piratas nas Margaridas”
2. Estruturação
a. O XXXIII Margaridas, realiza-se no Campo de Atividades Chefe Almeida (CAChA),
Rua da Fé, Malpique (39.442614, -8.301370)
b. A entrada no Campo será no dia 14 de fevereiro, sábado, pelas 07:30 horas, desde
quando, à ordem, se começa a montar a cidade de lona e terá o seu término no dia
17 de fevereiro pelas 14:30 horas.
c. A abertura oficial das atividades será às 14:30 horas do dia 14 de fevereiro na arena
de campo.
d. Aceitam-se dirigentes e caminheiros para os serviços, assim como montagem e
desmontagem das infraestruturas de campo, na sexta-feira antes, ou seja, dia 13 de
fevereiro (sexta-feira).
e. O Acampamento é dividido em quatro Campos:
i. Lobos – I Secção – “Jack e os Piratas da Terra do Nunca”;
ii. Maçaricos – II Secção – “A Maldição do Pérola Negra”;
iii. Touros – III Secção – “O Tesouro de Davy Jones”;
iv. Corvos – IV Secção – “Por Estranhas Marés”;
v. Logística – “Os Barba-Negra”
3. Direção do Acampamento
a. Chefe de Campo – Ch. Miguel Ferreira
b. Chefe Adjunto - Ch Maria do Carmo Bernardo
c. Serviço Religioso – Pe. Nuno Silva
d. Serviço de Saúde – (a designar)
e. Serviços Gerais – Gil Teixeira e Pedro Arsénio
f. Bar de Campo – Comissão de Pais
g. Serviços Administrativos – Ch Gustavo Frade (Agr. 707) e Comissão de Pais
h. Serviços Logísticos – Ch. Daniel (Agr. 326 Idanha-a-Nova)
i. Serviços de Segurança – Ch Nuno (Gr 49 AEP Lamego)
j. Serviços de Cozinha – Manuel Morais
k. Chefes de Campo:
i. Iª Secção – Ch Maria do Carmo Bernardo (Agr. 707)
ii. IIª Secção – Ch Fernanda Raposo (Agr. 707)
iii. IIIª Secção – Ch Luís Freire (Agr. 707)
iv. IVª Secção – Ch Gustavo Frade (Agr. 707)
4. Inscrições
a. O custo da participação na atividade é de 35€.
b. As inscrições para os Serviços têm custo de 25€;
c. As transferências deverão ter o nome do Agrupamento participante e a referência (à
inscrição final):
NIB: 0035 0719 00004405530 59
d. As inscrições (formulário e comprovativo de transferência) deverão ser UNICAMENTE
formalizadas através do e-mail:
agr707.margaridas@gmail.com
e. A inscrição decorre até 19 de janeiro de 2026, devendo a mesma ser enviada
acompanhada do comprovativo de transferência.
f. A inscrição ou alterações posteriores a esta data são acrescidas de 10€ por
elemento, no sentido duma melhoria de toda a atividade e ressalvando a limitação
de participantes referida em h.;
g. Será necessário apenas enviar a “folha de rosto” do formulário de inscrição com os
quantitativos de inscritos por Unidade (e respetivo tamanho de t-shirt), ficando as
restantes folhas do formulário para controlo do Chefe de Contingente.
h. As substituições / trocas nominais de elementos não serão consideradas no
ponto anterior, devendo apenas ser alvo de informação à entrada de campo,
mas ficando o tamanho da t-shirt condicionado à disponibilidade inicial.
i. Limitação de Participantes
i. A fim de proporcionar a melhor atividade aos nossos jovens e por questões
logísticas a participação na atividade é limitada às seguintes inscrições;
1. BANDOS – 30;
2. PATRULHAS – 60;
3. EQUIPAS – 48;
4. TRIBOS – 22;
ii. As inscrições referidas no ponto anterior serão consideradas por ordem
cronológica de entrada.
5. Vida em Campo
a. Com as exceções dos horários próprios das atividades propostas por cada
Secção, o horário de campo é o seguinte:
i. Eucaristia de Campo – Terça-feira 09h00 (a confirmar)
ii. Horário de Campo
1. 07:00 - Alvorada
2. Pequeno Almoço
3. Atividades
4. Almoço
5. Atividades
6. Jantar
7. Fogo de Conselho
8. 23:45 – Silêncio
iii. Fogo de Conselho Segunda-Feira 21h00 (se as condições atmosféricas o
permitirem).
b. Não são permitidas as saídas de Campo sem a devida autorização das Chefias
dos Sub-Campos.
c. Não são permitidas visitas ao Campo exceto no Fogo de Conselho:
6. Alimentação
a. Agrupamentos que tenham elementos com restrições alimentares, asseguram e
confecionam (com meios próprios) a alimentação desses elementos, abatendo 15€
da inscrição final.
b. Os casos referidos no ponto anterior deverão ser identificados na inscrição dos
elementos.
c. A intolerância à lactose não será considerada restrição alimentar uma vez que há
capacidade para fornecimento de leite sem lactose.
d. Dia 14 - Sábado:
i. Almoço – Vem de casa
ii. Jantar – Regional (preparado por cada (Equipa/Patrulha)
iii. Jantar Lobitos e Serviços – Febras c/ arroz; Salada de Alface; fruta e pão
e. Dia 15 - Domingo:
i. Pequeno-Almoço – Pão com Marmelada / Manteiga; Leite ou Café;
ii. Reforço Manhã / Tarde - 2x Bolacha Maria, 2x Ice-Tea; 2x Barrita; 2x Fruta
iii. Almoço – Ração Fria (1 sandes carne; 1 sandes chourição, 1 sandes omelete;
1x banana)
iv. Jantar – Sopa de Juliana; Atum à Brás; fruta e pão
v. Ceia – Bolacha Maria
f. Dia 16 - Segunda:
i. Pequeno-Almoço – Pão com Marmelada / Manteiga; Leite ou Café;
ii. Reforço Manhã / Tarde - 2x Bolacha Maria, 2x Ice-Tea; 2x Barrita; 2x Fruta
iii. Almoço – Jardineira de Carne com massa, fruta e pão
iv. Jantar – Sopa de Cenoura; Arroz á escuta, fruta e pão
v. Ceia – Bolacha Maria
g. Dia 17 - Terça:
i. Pequeno-Almoço – Pão com Marmelada / Manteiga; Leite ou Café;
ii. Almoço – Festival das Sopas e Grelhados a partir das 12h00.
7. Serviço de Saúde
a. Existe uma Enfermaria de Campo onde serão avaliados, por profissionais de Saúde,
caso seja necessário.
b. Não estando garantida a presença de Médico, o profissional de Saúde presente não
poderá prescrever qualquer tipo de medicação.
c. Caso o elemento necessite de medicação ou avaliação médica, deverá ser
encaminhado para a Unidade Local de Saúde Médio Tejo - Abrantes acompanhado
pelo Chefe de Contingente ou por outro adulto por si designado.
8. Disposições Finais
a. As Patrulhas e Equipas deverão garantir a existência no seu campo de extintor
durante toda a atividade.
b. O formulário de inscrição encontra-se disponível nos sites da atividade:
i. https://margaridas707.webnode.pt/
ii. https://707.escutismo.pt
c. Os sites serão atualizados com informações para as Secções, pelo que se recomenda
a sua consulta regular;
A Chefia de Campo “Margaridas”
Tópico: Serviços
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