ACAMPAMENTO MARGARIDAS

“NEM TUDO É CARNAVAL”

 

REGULAMENTO GERAL

  1. Cenário

    1. O Agrupamento 707 do CNE promove o Acampamento Margaridas subordinado ao tema – NEM TUDO É CARNAVAL

  2. Organização

  1. Pretende-se que o Acampamento Margaridas seja marcado por aventuras escutistas e uma vivência dos Homens que num dia receberam o Amor e a Luz de Cristo e se tornaram peregrinos e missionários de Jesus.

  2. O Acampamento das Margaridas procurou e procura ser sempre uma Festa do Escutismo de vários Agrupamentos e de diferentes Regiões.

 

  1. Objectivos

    1. Iniciar um novo Século de movimento Escuta sempre fiel aos princípios do seu fundador.

    2. Contribuir para a formação integral dos jovens através de ideias novas para uma nova geração.

    3. Proporcionar uma atividade, onde a técnica e o Escutismo no seu espírito de globalização estejam sempre atuais.

    4. Promover entre todos os escuteiros de que o encontro nesta data não é por mero acaso e que de facto Nem Tudo é Carnaval, mas sim um Escutismo Renovado, num Mundo Novo, em Comunhão na Igreja.

  1. Estruturação

    1. O Acampamento Margaridas realiza-se no Campo de Atividades Chefe Almeida (CAChA), Rua da Fé, Malpique (39.442614, -8.301370).

    2. O Acampamento é dividido em quatro Campos:

      1. Lobos - I ª Secção

      2. Maçaricos –IIª Secção

      3. Touros –  IIIª Secção

      4. Corvos –  IVª Secção

      5. Logística

    3. A entrada no Campo será no sábado (de acordo com Anexo A) pelas 08:00 horas, desde quando, à ordem, se começa a montar a cidade de lona e terá o seu termo na 3ª feira (de acordo com Anexo A) pelas 14:30 horas.

    4. A abertura oficial das atividades será às 14:30 horas de sábado (de acordo com Anexo A) em campo.

    5. Aceitam-se dirigentes e caminheiros para os serviços, assim como montagem e desmontagem das infraestruturas de campo, na sexta feira antes, e terça-feira;

  1. Constituição da organização do Acampamento:

    1. Direção do Acampamento:

      1. Chefe de Campo

      2. Chefe Adjunto

      3. Serviço Religioso

      4. Serviço de Saúde

      5. Serviços Gerais

      6. Serviços Administrativos

      7. Serviços Logísticos

      8. Serviços de Segurança

      9. Serviços de Cozinha

  1. Chefes de Campo:

    1. Iª Secção

    2. IIª Secção

    3. IIIª Secção

    4. IVª Secção

 

  1. Chegada de Contingentes:

    1. Feita e confirmada a Inscrição, cada secção entra para o Sub-Campo que lhes está destinado.

  2. Condições de Participação

    1. Podem participar todos os que organizados por Patrulhas e Equipas façam a sua inscrição através do Agrupamento a que pertencem.

    2. São aceites inscrições individuais para os serviços gerais.

    3. Cada Agrupamento deve disponibilizar no mínimo um dirigente por cada grupo de 20 jovens (exceto para Lobitos que deverão disponibilizar 1 Dirigente/CD/Caminheiro por Bando).

    4. Todos os participantes devem estar conscientes de que a atividade é Escuta e não mais um Carnaval.

    5. A atividade pode ser muito dura devido às condições atmosféricas, muito embora exista um plano de contingência em caso de intempérie, a ser implementado caso se justifique e à ordem do Chefe de Campo.

    6. Recomenda-se que a participação de Escuteiros que apresentem situações clínicas agudas (Ex.: entorses; luxações; estados febris; convalescença de situações de saúde recente), seja avaliada previamente por parte dos responsáveis de Secção / Agrupamento.

    7. Os prazos das inscrições devem ser respeitados, sendo as inscrições fora da data determinada devidamente avaliadas e sujeitas a aceitação.

    8. Por motivos de seguro escutista, relembramos que tem comunicar à vossa região o deslocamento para esta Região Portalegre Castelo Branco.

  3. Condições de Inscrição

    1. As inscrições só serão aceites se feitas através dos respetivos Agrupamentos, via mail ( agr707.margaridas@gmail.com) e através do formulário disponibilizado no site da atividade:

      1. https://margaridas707.webnode.pt

    2. As inscrições devem ser feitas por Bandos, Patrulhas, Equipas e Dirigentes responsáveis (impresso próprio).

    3. As inscrições isoladas de Caminheiros e Dirigentes para os serviços também deverão ser efetuadas através dos Agrupamentos;

    4. Na inscrição de Dirigentes e Caminheiros deve ser informada a Secção que apoiam nas atividades, acompanhando sempre os elementos no Campo, na atividade e tomar as refeições com eles.

    5. No caso de participação de unidades mistas a Chefia recomenda-se que o seja também.

    6. O custo da participação na atividade é definido anualmente e constante no Anexo A ao Regulamento.

  1. Inscrições

    1. A inscrição decorre até à data definida no Anexo A e o valor consta no convite enviado;

    2. Cada Agrupamento envia à Direção do 707, a ficha com inscrição, fazendo-a acompanhar do respetivo comprovativo de pagamento, não reembolsável em caso de desistência;

    3. A desistência é reconhecida pela Direção do Agr. 707 caso o Agrupamento participante apresente uma justificação, devidamente assinada pelo Encarregado de Educação; Entidade Patronal; Declaração Médica a quem não participar, abatendo 50% do valor de inscrição final.

    4. A inscrição e pagamento à entrada em campo será acrescida de 10€ por elemento. A inscrição à entrada de campo, só acontecerá se existir espaço nos sub-campos, sujeitas a aprovação da direção de campo.

    5. Todas as operações relativas às inscrições devem ser feitas através dos Agrupamentos, até à data definida no Anexo A.

    6. Os pagamentos deverão ser efetuados preferencialmente através de transferência bancária para o seguinte NIB:

      1. NIB: 0035 0719 00004405530 59

    7. Todas as inscrições (acompanhadas do comprovativo de transferência) deverão ser enviadas para o seguinte mail:

      1. agr707.margaridas@gmail.com

  1. Vida em Campo

    1. Para além das atividades gerais, (Abertura de Campo, Eucaristia, Feira de Agrupamentos, Encerramento), serão promovidas atividades, com base na Secção e Campo.

    2. Não são permitidas as saídas de Campo sem a devida autorização das Chefias dos Sub-Campos.

    3. Não são permitidas visitas ao Campo exceto no Fogo de Conselho.

    4. Fogo de Conselho - Segunda – Feira 21h00, se as condições atmosféricas o permitirem.

  1. Alimentação

    1. Agrupamentos que tenham elementos com restrições alimentares, deverão assegurar a alimentação desses elementos, e será abatido 15€ da inscrição total.

 

  1. Prémios

    1. As Iª, IIª e IIIª Secções entrarão em competição, havendo prémios para os três primeiros.

    2. As Iª e IIª Secções disputarão um prémio de reconhecimento que passarão ao vencedor da edição seguinte.

    3. A IIIª Secção tem um prémio de competição geral que se encontra em disputa (3 anos consecutivos / 5 anos alternados)

    4. Os Clãs e Alcateias receberão prémios de participação.

    5. Cada participante receberá na entrada de Campo o emblema da atividade, T–Shirt e pétala.

    6. Os Agrupamentos participantes poderão competir através das suas secções ao Prémio 25 Anos Margaridas. Comtempla 5 provas de avaliação (1ª Culinária – a melhor Sopa; 2ª Construções – a construção mais imaginativa; 3º Espírito Escuta; 4º Atavio e Aprumo – Formaturas Gerais; 5º Limpeza de Campo).

    7. Na Feira dos Agrupamentos haverá prémio para a melhor Sopa de Agrupamento (A sopa deverá ser confecionada na íntegra no local, com os respetivos cozinheiros das secções).

  1. Disposições Finais

    1. Serão fornecidas Madeiras para as Construções Obrigatórias, não são permitidas pré-construções.

    2. As Patrulhas e Equipes serão desclassificadas, no caso de permanência ou ajuda dos seus Dirigentes na construção dos seus Sub- Campos.

    3. A Pernoita para a Iª Secção será sempre em Campo.

    4. Os problemas disciplinares serão resolvidos segundo   o método escuta e as dúvidas e casos omissos são da competência da Direção do Campo;

    5. Não são permitidas fogueiras nos Sub – Campos de Bando/Patrulha e Equipe da Iª, IIª e IIIª Secções, sendo apenas permitido uma fogueira por Clã na IVª Secção.

    6. Os assuntos relativos à Atividade deverão ser colocados através do seguinte endereço:

      1. agr707.margaridas@gmail.com

      2. Através dos fóruns das respetivas Secções existentes no site da Atividade: https://margaridas707.webnode.pt

    7. Todos os casos omissos serão resolvidos pela Direção do Agrupamento 707 segundo a Metodologia Escuta.

 

 

 

Anexo A – XXXIV Margaridas

10 a 13 de fevereiro de 2024

 


Cenário

  1. O Agrupamento 707 do CNE promove, entre os dias 10 a 13 de fevereiro de 2024, o XXXIII Acampamento Margaridas, subordinado ao tema geral “Nem tudo é Carnaval”.
  2. O tema particular desta edição é “O Anel da Flor de Lis”

 

  1. Estruturação
    1. O XXXIII Margaridas, realiza-se no Campo de Atividades Chefe Almeida (CAChA), Rua da Fé, Malpique (39.442614, -8.301370)
    2. A entrada no Campo será no dia 10 de fevereiro, Sábado, pelas 07:30 horas, desde quando, à ordem, se começa a montar a cidade de lona e terá o seu termo no dia 13 de fevereiro pelas 14:30 horas.
    3. A abertura oficial das actividades será às 14:30 horas do dia 10 de fevereiro na arena de campo.
    4. Aceitam-se dirigentes e caminheiros para os serviços, assim como montagem e desmontagem das infra-estruturas de campo, na sexta-feira antes, ou seja, dia 10 (sexta-feira).
    5. O Acampamento é dividido em quatro Campos:
      1. Lobos – I Secção – “Povo Anões”;
      2. Maçaricos – II Secção – “Povo Hobbits”;
      3. Touros – III Secção – “Povo Elfos”;
      4. Corvos – IV Secção – “Povo Homens”;
      5. Logística – “Povo Ents (Árvores Gigantes)”
  2. Direção do Acampamento
    1. Chefe de Campo – Ch. Miguel Ferreira
    2. Chefe Adjunto    - Ch Maria do Carmo Bernardo
    3. Serviço Religioso – Pe. Nuno Silva
    4. Serviço de Saúde – (a designar)
    5. Serviços Gerais – Gil Teixeira e Pedro Arsénio
    6. Bar de Campo – Comissão de Pais 
    7. Serviços Administrativos – Ch Gustavo Frade  e Comissão de Pais
    8. Serviços Logísticos – Ch. Daniel (Agr. 326 Idanha-a-Nova)
    9. Serviços de Segurança – Ch Nuno (Gr 49 AEP Lamego)
    10. Serviços de Cozinha – Manuel Morais e Zézita Morais
    11. Chefes de Campo:
      1. Iª Secção – Ch Maria do Carmo Bernardo (Agr. 707)
      2. IIª Secção – Ch Fernanda Raposo (Agr. 707)
      3. IIIª Secção – Ch Luís Freire (Agr. 707)
      4. IVª Secção – Ch Gustavo Frade (Agr. 707)
  3. Inscrições
    1. Generalidades
      1. O custo da participação na atividade é de 35€.
      2. As transferências deverão ter o nome do Agrupamento participante e a referência (pré ou inscrição final)

NIB: 0035 0719 00004405530 59

  1. As inscrições (formulário e comprovativo de transferência) deverão ser UNICAMENTE formalizadas através do e-mail:

agr707.margaridas@gmail.com

  1. Inscrição definitiva
    1. A inscrição definitiva decorre até 21 de Janeiro de 2024, devendo a mesma enviada acompanhada do comprovativo de transferência.
    2. A inscrição e pagamento à entrada em campo será acrescida de 10€ por elemento.
    3. Os prazos das inscrições deverão ser respeitados, não se aceitando inscrições fora da data determinada, no sentido duma melhoria de toda a atividade.
    4. A desistência, quando devidamente justificada conforme Regulamento Geral, será abatido o valor de 5,00€.
  2. Limitação de Participantes
    1. A fim de proporcionar a melhor atividade aos nossos jovens e por questões logísticas a participação na atividade é limitada às seguintes inscrições;
      1. BANDOS – 30;
      2. PATRULHAS – 60;
      3. EQUIPAS – 60;
      4. TRIBOS - 22
    2. As inscrições referidas no ponto anterior serão consideradas por ordem cronológica de entrada.
  3. Vida em Campo
    1. Com as exceções dos horários próprios das atividades propostas por cada Secção, o horário de campo é o seguinte:
      1. Eucaristia de Campo – Terça-feira 09h00 (a confirmar)
      2. Horário de Campo
        1. 08:00 - Alvorada
        2. 08:30 - Pequeno Almoço
        3. 09:30 – Inspeção de Campos
        4. 10:00 - Atividades
        5. 13:00 - Almoço
        6. 15:00 - Atividades
        7. 19:30 - Jantar
        8. 21:00 - Fogo de Conselho
        9. 23:45 – Silêncio

 

  1. Fogo de Conselho Segunda-Feira 21h00 (se as condições atmosféricas o permitirem).

 

  1. Não são permitidas as saídas de Campo sem a devida autorização das Chefias dos Sub-Campos.
  2. Não são permitidas visitas ao Campo exceto no Fogo de Conselho:

 

  1. Alimentação
    1. Agrupamentos que tenham elementos com restrições alimentares, asseguram a alimentação desses elementos, abatendo 15€ da inscrição final.
    2. Os casos referidos no ponto anterior deverão ser identificados na pré-inscrição dos elementos.
  1. Dia 10 - Sábado:
    1. Almoço – Vem de casa
    2. Jantar – Regional (preparado por cada (Equipe/Patrulha)
    3. Jantar Lobitos e Serviços – Febra com Arroz; fruta e pão
  1. Dia 11 - Domingo:
    1. Pequeno-Almoço – Pão com Marmelada / Manteiga; Leite ou Café;
    2. Reforço Manhã - Bolacha Maria, Ice-Tea
    3. Almoço – Ração Fria (2 sandes carne; 1 sandes chourição; 2 pç Fruta; Sumo; Barrita)
    4. Jantar – Sopa de Juliana; Frango à Brás; fruta e pão
    5. Ceia – Bolacha Maria
  1. Dia 12 - Segunda:
    1. Pequeno-Almoço –  Pão com Marmelada / Manteiga; Leite ou Café;
    2. Reforço Manhã -  Bolacha Maria, Ice-Tea
    3. Almoço – Massa bolonhesa, fruta e pão
    4. Jantar – Arroz á escuta, fruta e pão
    5. Ceia – Bolacha Maria
  1. Dia 13 - Terça:
    1. Pequeno-Almoço – Pão com Marmelada / Manteiga; Leite ou Café;
    2. Almoço – Festival das Sopas e Grelhados a partir das 12h00.
  1. Serviço de Saúde
    1. Existe uma Enfermaria de Campo onde serão avaliados, por profissionais de Saúde, casos que apresentem cuidados.
    2. Não estando garantida a presença de Médico, o profissional de Saúde presente não poderá prescrever qualquer tipo de medicação.
    3. Caso o elemento necessite de medicação, deverá ser encaminhado para o Centro Hospitalar do Médio Tejo – Abrantes acompanhado pelo Chefe de Contingente ou por outro adulto por si designado.
  1. Disposições Finais
    1. O formulário de inscrição encontra-se disponível no site da atividade:
      1. https://margaridas707.webnode.pt/
    2. O site será atualizado com informações para as Secções, pelo que se recomenda a sua consulta regular;

 

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